Moça, você não é obrigada a ser feminista

segunda-feira, maio 30, 2016


Na verdade, você pode ser o que quiser, essa é a beleza da vida. Imagina uma vida na qual você é obrigada a ser aquela mulher padronizada, dona de casa, cuidando dos filhos e cozinhando para o marido? Imagina ser considerada inferior dentro do lugar onde trabalha só por ser mulher e ter a possibilidade de engravidar em algum momento da vida? Sabe os almoços de família, imagina se os homens da casa ficassem tomando cerveja enquanto só as mulheres cozinham? Já pensou mil vezes antes de usar aquele vestido lindo no calor de 45ºC do verão por medo de ouvir gracinhas na rua? Sentiu medo de andar sozinha à noite voltando para casa? Já disse 'não' mais de uma vez para um cara na balada e ele insistiu que você deveria beijá-lo só por estar dançando e se divertindo?

São essas e outras dezenas de situações que mulheres passam todos os dias desde que nascem. E isso já está tão enraizado dentro da cultura em que vivemos, que é considerado completamente normal mandar a mulher calar a boca quando ela vai dar opinião sobre futebol, porque mulher deve ficar na cozinha, ou ainda educar diferentemente o filho homem da filha mulher, colocando ele como macho alfa desde pequeno e ela como princesa frágil dentro de uma redoma de vidro. 

Eu cresci com a minha família repassando essa cultura e não os culpo, foi assim que lhes foi ensinado. Mas é minha responsabilidade, sabendo o quão errado são esses julgamentos, de não repassar esses pensamentos para mais ninguém. Há algum tempo comecei a buscar maiores informações sobre o que é e para que o movimento feminista e vi que tanto eu, quanto 99,9% das mulheres precisam dele. 

Está em "alta" tanto a defesa quanto a acusação do feminismo. Uns o coloca como inútil, outros como a salvação. Para mim só se dizer feminista, não vai mudar toda a cultura machista que vivemos, o que muda são as atitudes e como repassamos as informações adiante. Um ponto importantíssimo para se colocar é: Feminismo não é o ódio das mulheres sobre os homens

Imagem de feminism, equality, and feminist
O feminismo é a igualdade

A definição correta é: Doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade.

Ou seja, é o conceito de que  as mulheres tem tanto direito quanto os homens em quaisquer papéis dentro da sociedade, seja no trabalho, na família, etc. Você concorda? 

Se você concorda e acredita que esse conceito deve ser colocado em prática, moça, tenho uma notícia para te dar: você é feminista. 

Não limite o feminismo somente aos movimentos de rua, internet ou ativistas. Coloque-se como uma mulher que pode fazer e ser o que quiser, não deixe que absolutamente ninguém te prive de nada. A vida é sua, o corpo é seu e pode ser tão poderosa e magnífica quanto qualquer outro homem já foi um dia. Não deixe que qualquer pessoa te diga que seu lugar é em casa, seu lugar é no mundo inteiro. Abrace e acolha uma mulher que esteja passando por algum momento difícil, não a julgue, coloque-se em seu lugar. 

Se todas tiverem o princípio da sororidade em si, as dificuldades ficam mais leves de se segurar. E moça, não julgue o feminismo, conheça-o, abrace-o e ajude a colocar todas nós e nossas filhas num mundo melhor e menos machista.

Você também pode gostar de:

0 comentários

Subscribe